A importância da imagem para o K-Pop

★ POLÊMICA; A importância da imagem para o K-Pop 


    Muitas pessoas questionam o porque de muitos de nós ouvirmos tanto música pop coreana. Quanto é perguntado isso, nós nos pegamos se auto-questionando e refletindo realmente o porque.
   Muitos chegam e dizem a nós 'Você só gosta porque eles possuem uma boa aparência', o que pode ser uma afirmação errada para uns e certa para outros. O que leva a muitos a se perguntar: O sucesso do K-Pop no ocidente é grande hoje em dia devido à imagem dos artistas, ou devido a sua música? Muitos que devem estar lendo essa postagem devem estar pensando 'Ah, claro que não.'
Mas isso é realmente algo que me fez refletir, principalmente após nossa publicação sobre cirurgias plásticas e afins, pois existe muita pressão nos Trainees para parecerem bem entre os ídolos com a "Imagem que se encaixa no padrão de beleza".

Mas será que realmente o vestuário chega a chamar mais atenção do que a música?



Eu tive algumas discussões sobre isso com algumas colegas fãs de K-pop, e eu observei alguns padrões e idéias que eu achei bastante interessante.
Considera-se que kpoppers são predominantemente do sexo feminino e que os meninos tendem a esconder ou mesmo não admitir que gostam do gênero.  Minhas amigas foram bem honestas, e admitiram que foram atraídas para o K-pop primeiramente pela beleza dos artistas, e depois passaram a apreciar a música em si. Mas o menino manifestou mais interesse na música e nos tipos de performances.
É fato que o K-pop ostenta looks incríveis de vestuário, mas o mesmo poderia ser dito da indústria da música ocidental. Lady Gaga é um exemplo, pois recebe muita atenção por causa de sua excentricidade e sua música tende a ser ignorado pela maioria dos críticos por causa de sua extravagância.


No K-pop, a boa aparência é tão importante quanto o que a música pode oferecer, mas porque o K-pop parece ter maior foco em grupos enquanto que o Ocidente é muito mais focado em solos? Há algo muito fascinante ao se observar vários membros vestidos maravilhosamente bem e com com figurinos combinados (ou não), dançando em total sintonia com batidas violentas e cativantes...
O que é mais fascinante, no entanto, é que, embora haja sincronização máxima em estilo e desempenho, ainda há um senso de individualidade, mas você tem que olhar para ele. Uma situação que enfatiza isso pode ser vista no conceito por trás de Super Junior em 2011 com Mr. Simple, com conceito uberssexual. O foco nesse caso era sobre a forma como cada membro é capaz de contribuir com seu próprio estilo e personalidade para as performances.
As performances são reforçadas pela moda. Se não há cor, então não há prazer. Se não houver um couro ou tachinhas, então a ferocidade é perdida. Há muitos grupos na indústria de K-pop que levam isso a uma 'batalha' onde tudo é para competir contra um outro grupo. Hoje em dia eles têm de estabelecer a sua própria imagem e muito disso é feito com a sua moda, mais do que com sua música. 



Por exemplo - não pode ser uma coincidência que cada membro do B.A.P possuíam os mesmos cabelos loiros. 2NE1 é um exemplo clássico do uso da imagem. Elas estão longe de serem convencionais e não seguem aqueles conceitos cativantes e 'pretty' de girl groups como Girls Generation. Para terem um maior impacto, as meninas têm uma imagem forte, com um toque interessante para complementar a sua música e a mensagem que tal passa. Duvido que "Ugly" seria um sucesso se fosse desempenhada por 'princesas perfeitas da Disney'.

Claro, o meio artístico exige sim bom vestuário, e muitas vezes boa aparência, mas o que você acha? Deve ser colocado tanto esforço a mais no guarda-roupas dos K-Idols? Ou, foi na verdade a música que atraiu você para este mundo? Ficaríamos muito interessado em ouvir de você.


Edição & Modificação + adaptação da Matéria: Rapha Sobrinho
Fonte: koreancandyclass
Tradução: KoreanScarletts
Fotos: weheartit
Korean Scarletts - Não remova sem os devidos créditos!

15 comentários:

  1. O primeiro vídeo de kpop que eu assisti foi Gee White ver. O que me chamou MUITA atenção foram a sincronia delas, depois me interessei pela música. Isso não acontece comigo(atrair pela beleza), mas eu conheço muita gente que ama 2PM/SuJu/B1A4 pelo fato dos meninos serem definidos ou bonitinhos, e isso é muito triste, da uma ideia errada sobre os kpoppers :/

    ResponderExcluir
  2. Oq me chama mais atenção é a musica, é oq pra mim é mais importante...gosto de um grupo novo se a musica é legal e nao se sao bonitos ou estilosos...claro q o estilo de cada um influencia e ajuda a nos apaixonarmos mais ainda pelos grupos e por k-pop..no fundo o resultado total de um grupo é oq faz as pessoas gostarem ou nao deles..cada um tem sua preferencia/prioridade...pra mim é a musica!

    ResponderExcluir
  3. Bem o que me chamou mais a atenção de incio foi o estilo porque o primeiro k-group que eu ouvi foi 2NE1... e elas são realmente muito diferentes do ditado de conceito do que é ou não bonito... Mas a música me atraiu muito também. Então eu realmente acho que as pessoas se focam primeiramente na aparência;estilo e depois na música.

    ResponderExcluir
  4. Eu conheci o k-pop quando escutei Lollipop pt 2 do Big Bang, eu adorava a música mas eu nem me importava com a aparência deles, mas sim eu adorava as suas músicas e o estilo e assim foi o mesmo com Super Junior. Só espero que as novas k-poppers saibam valorizar mais a música do que a aparência.

    ResponderExcluir
  5. Quando eu conheci Kpop, a muito tanto tempo atrás... O que eu realmente gostei foi a música, senti aquela necessidade, eu fiquei naquela vibe de descobrir vários grupos, de entender as melodias, fiquei completamente fascinada pelas músicas, pelas apresentações... Só me liguei na moda e na aparência um pouco depois... Mas é visível o quanto eles se importam com isso... Curti a matéria XD

    @dreamskpopper XD~

    ResponderExcluir
  6. Seria hipócrita eu dizer que não me importo com a aparência de um grupo, ainda mais o que estão debutando no momento. Porque é a primeira imagem que temos de base sobre o grupo e um modo fácil de idêntificá-lo quando não ouvindo a música (?).
    Mas também, vivemos numa sociedade global onde a primeira impressão que temos de alguém vem da aparência, e isso acaba sendo de muita importância, pois essa aparência reflete a verdadeira personalidade da pessoa em questão, gostando ela ou não.
    Por isso, não posso deixar de dizer que sim, comecei a ouvir alguns grupos por causa da aparência, como Orange Caramel.
    Mas pelo que me lembre, entrei no mundo de k-pop ouvindo So Hot do Wonder Girls. Não posso deixar de dizer que fiquei fascinada pela dança e pelo corte de cabelos daquele MV, mas o que realmente me levou a gostar do estilo músical foi o fato de eu ter gostado da batida da música e do país de origem do grupo.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Bom, esse foi um ótimo topico: Imagém vs. Talento.
    Eu ri um pouco acima pelo fato de você ter colocado que a maoria dos fãs são mulheres, e que os meninos tem vergonha ou escondem o gosto por K-pop. Bem, eu sou fãnboy e nunca escondi meu gosto por K-pop diante de ninguém. [exeções? rs] Voltando ao tema; a primeira musica que ouvi foi Lucifer - SHINee, e o que me atraiu verdadeiramente foi a potencia vocal do Jonghyun, seguindo pela coreografia, aparencia, roupas e sincronia na dança.
    Como você mesma disse acima, a aprencia é algo importante e, posso até ousar dizer 'indispensavel' no mercado musical. Porém algo que quase nunca se vê é um K-idol que tem a beleza porém não tem talento. Sempre há um equilíbrio entre talénto e beleza entre os nossos tão amados coreanos.
    Então no meu caso eu prefiro que dizer que gosto de K-pop pelos dois fatores, imagém e talento. Porque é incrível quando você se impreciona com a potencia vocal ou movimentos do artista, e acaba por se emocionar pela sua expressão facial que se funde a beleza, criando assim algo único.
    [@duendeazul_]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Annyeong *-* Bem não são todos os fanboys que são assim, mas a maioria é de meninas mesmo. Adoro fanboys e os admiro, porque tem muita gente que julga fanboys por gostarem de k-pop etc, entendeu? *-* Obrigada por ler a matéria e comentar. Kissu.

      Excluir
    2. Annyeonghaseo! Que nada linda, toda vez que precisar que eu comente é só dar um toque lá no twitter [@duendeazul_] que eu venho comentar! Se bem que eu gostei do site e da forma como vocês expõem as coisas ;-; Enfim, vou indo lá.
      Beijos!

      Excluir
  8. O primeiro MV que vi foi Sorry Sorry do Super Junior. Claro que eu fique i 'nossa quanto homem bonito' qqq mas o que me cativou mesmo foi a música e a dança.
    Depois, conhecendo mais e mais sobre k-pop, eu fico tão ansiosa pelo próximo MV tanto pela música quanto pelo visual, confesso. Os teasers de Mr Simple e de Sexy Free & Single foram assunto de twitter, todos paravam pra comentar e etc. Mas nada disso tira o crédito que o grupo em si tem em termos de música e coreografia.
    Claro que o caso do B.A.P, no começo, era 'jogada de marketing', de todos serem loiros. Chamou a atenção sim. Mas eu fiquei louca com Warrior pela música forte, a tradução também era forte, e a coreografia super diferente.
    2NE1 é um dos girl groups que eu mais amo, em todos os termos. Amo as músicas, as roupas, o visual... O mesmo se aplica à Miss A, Wonder Girls, f(x), e Girl's Generation, que são os girl groups que eu mais ouço.

    Enfim, minha opinião mesmo é: visual conta sim, e muito. Mas o que eu não quero ver no k-pop apenas corpos e rostos bonitos. O talento de cada membro de cada grupo me interessa muito. ^^ é isso

    ResponderExcluir
  9. a musica é o principal, batidas viciantes e letras que grudam na mente, tipo as primeiras músicas que ouvi foi song calling for you e Deja Vu do SS501, e aquela música grudou na minha mente e eu simplesmente não conseguia largá-la ouvindo tantas vezes que até decorei a letra, tempos depois aconteceu o mesmo com Heartbreaker do GD e com SuJu. É claro que também observei os garotos principalmente no caso do Super Junior, mas a letra ainda prevalecia, e acaba sendo assim até hoje com bandas novas.
    Mas não vou ser hipócrita a ponto de falar que o visual não influencia, durante os MVs sempre reparo nisso bem como na Coreografia, o ultimo outro ponto que sempre chama muito a atenção.Porém quando posto no balança e o talento dos idos que conta para que eu continue ou não ouvindo e me aprofundando sobre o grupo.

    ResponderExcluir
  10. olá !! bom os meus idolos k-pop são do grupo Big Bang, vi eles na MTV e me interessei pela música, estava dando o clipe da música Love Song e eu realmente adorei!!!
    A aparência também conta, mas para mim se tiver um menino que seje lindo e a voz dele não me agrade não ouço !

    ResponderExcluir
  11. Bem,a primeira vez que ouvir K-pop,foi as músicas do TVXQ,ñ vi pela aparência,confesso que quando ñ conhecia K-pop esses artistas americanos,eu ñ via pelo talento via pela beleza,mas quando eu escutei k-pop,foi como entra em outro mundo,o que me encantou foi as músicas,as batidas,a emoção que tds k-bands passam,e eu sempre amei boy band,eu nunca senti essa sensação de felicidade ao ouvir uma música k-pop,é um sensação incrível,uma que nunca senti,eu sou tão assim,que nm percebia a aparências,hj percebo, as k-bands msm assim passam um energia boa ate pela sua aparência,uma coisa que as bandas normais ñ passam esses artista ñ fazem música porq amam e sim para ser famosos.Além das músicas ,roupas etc,o q me fez ter esse amor por k-pop e tudo que vem da Àsia,foi o jeito deles fofo,cm eles tratam as fãs,as amizades ,td me encantou.

    ResponderExcluir
  12. Adorei a materia Muito interessante. Bem, o primeiro MV q eu vi foi Gee do SNSD Eu nem sabia q elas eram coreanas (LOL) Mas adorei a sincronia nos passos. Gostei pq antes eu só via J-pop e agora em minha modesta opiniao, o k-pop é melhor, pois as musicas sao mais cativantes e a dança bem mais trabalhada (enfim, isso é opiniao de cada um)

    Mas acho q nao vou pela aparencia ate pq o q me chamou a atenção no SNSD foi a sincronia. 2NE1 mesmo assim q vi não gostei da imagem delas. Achei feio, sei lá, até pq estava acostumada com princesas tipo SNSD. Mas a musica delas me cativou. 2NE1 tem musicas dançantes, muito boas.

    E o SHINee, bem como nao estava acostumadas a grupos masculinos, pois sou mais de girls group, não achei eles lindos maravilhosos. (ta sou louca, eu sei) Mas gostei das musicas A primeira q ouvi e vi o MV foi Ring Ding Dong Eu adorei e ai passei a gostar de cada membro da banda. Enfim, pra mim a aparencia nao influencia muito

    ResponderExcluir
  13. Gostei da matéria, eu conheci o k-pop através do DBSK, e a 1 coisa que me chamou a atencão foi a música, coreografia, dps aparência. E continua sendo assim, se a música não me agrada, o que dirá o resto. Mas tb não sou hipócrita de dizer que a aparência não conta, mas se um grupo tiver boa música, coreografia legal, beleza e claro talento, quem sai ganhando somos nós.

    ResponderExcluir